NOTÍCIAS

LED ZEPPELIN | O ESTÚDIO DE IN THROUGH THE OUT DOOR
Era novembro de 1978, e o Led Zeppelin havia acabado de ser banido "financeiramente" da Inglaterra por dois anos, em resposta a "ilegalidades nas declarações de impostos". Isso impediu os músicos de fazerem tours no Reino Unido. Para evitar quaisquer problemas eles decidiram gravar seu novo disco longe de lá, na Suécia.

Foi assim que começou a surgir "In Through The Out Door" (1979), oitavo álbum da banda e último gravado de uma só vez ("Coda" [1982] reúne gravações de várias épocas). O local escolhido foi o Polar Studios, então recém construído, mas já cheio de boas credenciais. Foi o estúdio idealizado pelo Abba, que transformou o lugar em sua casa para gravar quase todos os álbuns posteriores à inauguração, no início de 1978.

"ITTOD" foi um dos primeiros trabalhos feitos lá dentro, com o Led Zeppelin enfrentando um período difícil. John Paul Jones e Robert Plant capitanearam todo o processo, já que Jimmy Page e John Bonham enfrentavam muitos problemas pessoais. Mesmo assim, a banda conseguiu dar vida a faixas históricas, como "All My Love", "Hot Dog" e "In The Evening". Ouça a edição de luxo do álbum abaixo.

Situado no centro da capital Estocolmo, o Polar Studios fechou em 2004, 26 anos depois da sua abertura oficial. Entre os grandes discos gravados lá dentro, destaque para "Duke", do Genesis, e "Something's Going On", terceiro disco da vocalista Anni-Frid Lyngstad. Outros nomes históricos, como Ramones, Rammstein e Roxy Music, usaram o lugar para muitos ensaios.

Não há registros em foto do Led Zeppelin lá dentro, mas há muitas imagens que representam toda a história do local. Conheça alguma delas abaixo! Siga o Warner Music Brasil Catálogo nas redes para sacar ainda mais sobre as lendas do rock.

Panorama interno do Polar Studios na década de 80


Os quatro integrantes do Abba na frente da mesa de som do estúdio, em 1978


Anni-Frid Lyngstad, a Frida, do Abba, gravando seu terceiro álbum solo


Joey Ramone com o produtor Jean Beauvoir e o empresário Monte Melnick no estúdio em 1986