NOTÍCIAS

NEW MUSIC FRIDAYS | UM NOVO DIA PARA OS LANÇAMENTOS
A partir do dia 10 de julho você tem mais um motivo para esperar ansiosamente pelas sextas-feiras: novidades musicais toda semana! Um acordo da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) com representantes de mais de 45 países estabeleceu as New Music Fridays para os lançamentos digitais, downloads, streaming e mídias físicas como o CD.
 
A decisão unifica a data nos países mais importantes da indústria fonográfica e permite que fãs de vários pontos do globo recebam os lançamentos ao mesmo tempo. Enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, os lançamentos eram na terça-feira, na Austrália eles costumavam ocorrer na sexta, obrigando parte dos fãs a esperarem dias por um disco novo que já havia sido lançado em outro lugar do mundo.
 
Para Paulo Rosa, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Discos, o acordo adapta a indústria a uma nova época de convergência. “Em um mundo cada vez mais conectado, não faz sentido algum que música nova seja lançada em determinado país ou região e não disponibilizada imediatamente para os bilhões de consumidores de música no mundo inteiro”, disse.
 
A escolha pela sexta não é aleatória. Em diversas pesquisas da IFPI, que incluíram o Brasil, o dia da semana foi considerado o mais adequado sob o ponto de vista comercial. Mas a data não é completamente rígida. “Lançamentos podem vir a ocorrer em outros dias da semana”, comenta o presidente, complementando: “é certo, porém, que as grandes novidades internacionais e nacionais passem, a partir de 10 de julho, a serem lançadas nas sextas-feiras”.
 
Então, o recado está dado: a partir de 10 de julho, sexta-feira é o dia da música nova. Fique ligado nas nossas redes para não perder nenhuma novidade!